Como ser Digital Influencer (Influenciador Digital).

sexta-feira, dezembro 23, 2016

Influenciador Digital + Diário em Fotos




Fico muito chateada com o modo superficial que o espaço blogger vem sendo tratado. Virou um espaço de divulgação? Sim! E isso é muito bom para ambas as partes, empresas e blogueiros; mas o que nenhuma das partes pode esquecer é a responsabilidade e credibilidade, que são duas qualidades muito valorizadas por quem trabalha com a verdade.

Muitos se intitulam Digital Influencer, quando na verdade não é bem assim. Não consigo ver uma pessoa que tem não sei quantos mil seguidores e diz tudo o que as marcas querem que seja dito, como influenciador; vejo como papagaio que repete tudo o que o seu dono diz. Nem tudo é lindo, as pessoas erram, e isso é ser humano, marcas e lojas são compostas por pessoas que desempenham papeis para seu bom funcionamento, mesmo assim, uma vez ou outra, elas erram.

O papel do influenciador digital, quando em um trabalho de marketing, é avaliar criticamente e dar todas informações possíveis (preços, tamanhos, prazos são o básico); dizer os prós e contras é fundamental, e quando você está sendo pago para anunciar ou falar apenas bem de uma marca, existe a hashtag #publi, que identifica as publicidades. Acho pouco efetivo pagar a alguém para repetir apenas o que é conveniente em uma publicidade, sem preços, tamanhos, prazos e demais informações importantes que faz com que o cliente entenda o produto e vá a loja decidido e ciente. Propagandas vazias de informações críticas são mais lucrativas em rádio e tv, que atinge uma massa maior, e menos criteriosa.

Vejo o papel da pessoa que trabalha com divulgação na internet, como uma responsabilidade enorme, e simples; basta avaliar como consumidor, vale a pena comprar isso? Vai me servir em que? Em que situações usarei? Está caro? Está barato? O custo benefício é bom? Gostaria deste presente? O atendimento é bom? O prazo de entrega agrada? É bem embalado? É bonito? A loja é cuidadosa? A loja é honesta? São coisas que todos pensam antes, para não perder seu tempo e dinheiro com algo que não conhece. Oferecer essas informações com verdade, é o que torna valioso para as empresas esse tipo de divulgação.


Não sou a mais experiente do Marketing, mas me coloco no lugar de consumidora, destaquei pontos que são indispensáveis no trabalho de divulgação para me influenciar. Sei que esse post pode fazer pensar consumidores, empresários e influenciadores, a avaliar melhor o modo como estão trabalhando e comprando, pois o que mais vejo são pessoas fugindo desses padrões que citei, e sinceramente, para mim, esse tipo de divulgação, e algo equivalente ao nada.

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