Tutorial Nítidez na Foto no Photoshop.

quarta-feira, julho 30, 2014


Sabe quando você tira aquela foto, mas quer ela mais focada, então você recorta, amplia e ela embaça? Vamos resolver este problema hoje!

O Photoshop Cs3 é ótimo, eu uso a versão portátil que ocupa menos espaço no PC, apensar de não me permitir todas as ferramentas, as que mais preciso eu tenho, e uma delas é o filtro de Nitidez.

Fiz este passo a passo bem simples, e espero que entendam. Sigam as setas rosa e as orientações que vou escrever, é básico, não haverá dificuldade.

Meu Photoshop esta em inglês porque tive preguiça de procurar a versão em português, mas da para entender.



Para começar abra sua imagem (eu costumo sempre duplicar a foto para o caso de ocorrer algum erro, você pode duplicar a camada selecionando a camada da imagem, clicando com o botão direito em cima e depois clicando na opção “duplicar camada”), clica na aba FILTER (filtro), passe o mouse em cima de SHARPEN (nitidez) e depois clique em UNSHARP MASK (mascara de nitidez).



Depois deste processo abrira uma caixa de dialogo onde você poderá editar a nitidez da forma que desejar, a caixa de dialogo permite que você veja uma previa do resultado. Ao abrir a janela você vai a RADIUS e troca o número que tiver por 1 pixel (isso vai deixar a foto mais natural, caso queira pode aumentar como achar melhor, mas não recomendo), em AMOUNT você ajusta a porcentagem usando aquela setinha da forma como achar melhor, e da necessidade da foto, eu ajustei em 139%. Com isso o a nitidez já melhora, mas nas minhas fotos gosto de usar nível e preto e branco, pra quem quer uma foto com aspecto natural, não recomendo editar mais que isso.



Para editar o nível de luz, clique nesse ícone que ampliei e que a setinha indica, depois clique em LEVELS (níveis), na caixa de dialogo que abrirá ajuste como achar melhor. Selecione a camada da imagem e a camada LEVELS e com as duas selecionadas (você pode perceber que as duas ficam destacadas em azul) aperte CTRL +E no seu teclado, isso faz com que as camadas se tornem uma.



Siga o mesmo processo, mas desta vez clique em BLACK & WHITE, mas não uma as camadas.




Clique nesta caixinha de listagem (não sei como chama) e escola HARD LIGHT, depois vá em FILL, apontado pela outra setinha e ajuste como achar que fica melhor. 





Recomendo salvar sempre suas fotos no formato PNG, porque isso? Simplesmente porque ela conserva as cores, o formato JPEG automaticamente da uma diferença, pois ele reduz o tamanho da imagem, e assim a qualidade e cor, então quem presa a qualidade da imagem, salve suas fotos em PNG.

Conheça também o tutorial Pele Perfeita ou faça download de ações conhecendo a categoria Photoshop.  Foi útil o tutorial? Há algo que queiram aprender para o próximo tutorial? Se alguém tentar me mostra o resultado, quem sabe não faço um post com os resultados da galera. Comentem!

Segue EU! Quero mais amigos e conversar, me adicionem nas redes sociais.

Posts relacionados

10 comentários

Snap

Snap

Canal no YT